Minhas impressões – Build Dia 1

Pessoal,

Dei uma pausa no meu projeto especial (não totalmente ;-)), mas estou aqui no Build Conference, em São Francisco. Viemos acompanhar alguns importantes influenciadores do Brasil que aceitaram nos acompanhar e participar deste evento (mais sobre isso: http://viniciussouza.azurewebsites.net/caravana-brasileira-no-build-2014/

Provavelmente vocês já leram em vários sites revisões e opiniões sobre os lançamentos (esse link resume bem). Assim, evitarei ser repetitivo e vou dar minhs impressões da importância das notícias divulgadas mas da perspectiva do desenvolvedor BRASILEIRO. Espero que gostem; vai se uma lista sem estrutura, com coisas que ficaram mais marcantes em minha mente:

 

  • Universal App: matador; 90% das APIs compartilhadas entre Phone e Windows possibilitará a criação de projetos chamados “Universais” no Visual Studio. Assim, o desenvolvedor brasileiro poderá desenvolver para Windows Phone e automaticamente ter uma uma App para Windows tablets, com uma interface de desenvolvimento totalmente integrada. Aconselho testar depois os emuladores dentro do Visual Studio e conhecer melhor a arquitetura
  • Windows e Phone Store, Unificação: bom para o developer brasileiro, pois vai unificar a experiência de compra (compra 1 vez, usa em qualquer device); além disso, haverá um símbolo na App que identifica a mesma como Universal, ou seja, que ela possui uma versao para Phone e Windows, com roaming de informações. Fantastico, pois o personal settings do user pode fazer roaming entre devices.
  • Cartão de crédito para Stores não mais requerido: facilitará a criação das contas de developers novos, pois o cartão de crédito não será mais usado como fator de comprovação de identidade. Possibilidades para corporações públicas e/ou privadas, jovens, estudantes e todos que não possuem ou não podem usar o cartão.
  • WinJS aberto e compatível com Windows Phone: matador também. O WinJS foi aberto via Apache Foundation 2.0 (e dizem que a MS não é aberta ;0)) e agora, o desenvolvedor brasileiro pode também desenvolver apps para Windows Phone usando WinJS, o que antes só estava disponível para Windows.. Sabemos que no Brasil o Javascritpt é forte, portanto, convidamos todos esses developers a aumentar seu impacto com suas apps no Windows Phone !
  • Cortana: sensacional, claro, ainda em modo beta e portanto, sob aprimoramentos, mas o potencial é grande. Pense developer: a Microsoft não está apenas lançando o Cortana. Ela vai disponibilizar APIs para que você integre sua aplicação, assim como foi mostrado com Facebook e Twiiter. Imagino o cenário por exemplo de uma App de transito ou para saber os horários de ônibus. Diga:   ‘Cortana, MINHAAPPONIBUS, qual o horario do proximo onibous para Itaquera?” e ela interage…. tudo isso powered by Machine Learning e BING, aprendendo com o seu uso a cada dia.
  • Windows e Phone disponibilizados a custo US$0 para devices IoT e com menos de 9 polegadas: possibilidades infinitas, principalmente em paises como o Brasil, de popularizar ainda mais a adoção do Windows Phone e Windows tabltets. Os fabricantes de hardware tem um motivo forte agora para expandir seu portfólio. O produto continua com a mesma qualidade, e se tornou agora um competidor forte em termos de business com Android. Tecnicamente, não entendo que deixamos a desejar, pelo contrário, em termos de segurança, estamos a frente (próximo item)
  • Features de Enterprise Security para Windows Phone: matador para o ITPro, que pode abraçar os devices dos usuários mas de modo seguro. Features como S/MIME suporte e gerenciamento de Apps colocam controle nos devices, mas sem perder a produtividade do usuário final. Esta sem dúvida é uma das fortalezas da plataforma Windows Phone na adoção de cenários corporativos
  • Xbox One Apps: Sim, Universal Apps também cobrirão Apps para serem executadas no Xbox ONE. Developers do Brasil poderão criar suas apps para rodar nas 3 plataformas, com compartilhamento de código. Imagine as possibilidades.. 80 milhões de consoles esperando suas apps ;-)
  • Windows Phone Dual SIM: mais uma decisão que vai acelerar a adoção de Windows Phone especialmente em paises emergentes, tais como o Brasil! Agora é a hora de portar / criar sua aplicação !!!

No final da general session, houve um Q&A com Satya, o novo CEO. Achei muito interessante a resposta a pergunta “Por que um developer deveria apostar na plataforma Microsoft?” Acho que a resposta que ele deu faz muito sentido, dizendo que a Microsoft está comprometida a inovar as experiências dos usuários e developers. Não há como negar que mais de 1 bilhão de devices rodam nossa plataforma, isto por si só já e um apelo, mas a maneira como a Microsoft está abrindo ainda mais e se tornando “mobile-first, cloud-first” (Office for IPAD, por exemplo) mostra as oportunidades para os developers!

Desde meus primeiros anos na area de TI sempre houve o consenso que a Microsoft aposta nos developers e ITPros. Claro, podemos tomar decisões erradas, mas esse fundamento não muda e fico feliz de ver isto cada vez mais com essa nova liderança!

 

[]’s

 

 

Leave a Reply

Contact Me:

Name:

Email:

Verification Image

Enter number from above: